quarta-feira, 5 de julho de 2017

O Pecado Original e a Expulsão do Paraíso, de Michelangelo (1508-1512).


Artista: Michelangelo Buonarroti (1475-1564).

Período Artístico: Renascentista.

Estética: Valorização da arte Greco-Romana (Perfeição estética nas pinturas, retomada aos conhecimentos científicos).

Identificação: Teto da Capela Sistina.

Características na pintura: Embora sejam estilos artísticos do séc. XX. É possível identificar com clareza a técnica Realista e Impressionista na imagem.

O Pecado Original e a Expulsão do Paraíso, Michelangelo


ANÁLISE PESSOAL: No livro do Gênesis capítulo 3, o escritor narra a "Tentação de Eva e a queda do homem". Para compreensão de alguns detalhes será necessário ler a introdução prévia desta postagem, onde falo sobre Lilith.

Análise para compreensão da gravura "O Pecado Original e a Expulsão do Paraíso"

Bora lá!

Ao lado esquerdo da imagem podemos visualizar Adão e Eva gozando de sua plena juventude, aparentemente exploravam a beleza de seus corpos, quando têm a atenção dispersa pela figura mitológica sobre a árvore.

É preciso observar com atenção a forma simétrica com que ambos fixam a serpente, um detalhe curioso é que a figura da serpente é metade réptil e metade mulher, essa mulher simbolicamente representa Lilith, supostamente a primeira esposa de Adão.

Michelangelo constrói corpos divinos para suas personagens, uma das características  em voga naquele período artístico (literário, filosófico, político e cultural).

A direita, após descumprirem a ordenança celestial de não comerem do fruto sagrado, o jovem Adão e a jovem Eva sofrem um envelhecimento súbito  ao serem tocados por um ser celestial nas vértebras cervicais.

Pecado, do grego, Hermatita,  também significa Erro. É presente a noção de que o pecado nos envelhece de acordo com mitologia judaico-cristã. Os primeiros homens da linhagem de Adão viviam até novecentos e tantos anos, Gênesis capítulo 5. Com a noção de transgressão sua estimativa de vida foi decrescendo até chagar a idade de cento e vinte anos, capítulo 6.

É importante observar,  sobre tudo, que Michelangelo tinha o real intuito de mesclar junto as  pinturas os seus conhecimentos científicos em anatomia. Por exemplo, o Tronco junto ao dorso de Eva, a serpente sobre a árvore, e o toque do ser celeste na coluna cervical de Adão.



Tronco junto ao dorso de Eva: Representação do arco aórtico com as coronárias emergindo da base (pequenas raízes), o tronco braquicefálico à direita, artéria carótida comum, artéria carótida interna e externa.

a) arco aórtico; b) veia jugular; c) artéria carótida com sua bifurcação; d) nervo hipoglosso emergindo junto à veia jugular e cruzando a artéria carótida externa.

Árvore principal: Não possui uma linha de continuidade com o galho em que Adão apóia as mãos. Tem-se a impressão de que esse galho está emergindo da parte posterior do tronco, mas, se isso ocorresse, porque estaria projetado para o lado esquerdo, como foi retratado, e não para o plano ao fundo? Nota-se também o braço direito da figura da serpente, apoiado junto a porção superior do tronco, e o braço esquerdo que cruza o galho da árvore no plano anterior.

Afim de saber mais questões Anatômicas na obra de Michelangelo? Segue o link do blogger da Dra. Renata Calheiros Viana.


Arte médica

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