Introdução de análise à pintura "A queda do homem", de Michelangelo.
O objetivo aqui é a construção de uma resenha de entendimento objetivo para visualização da imagem e análise posteriormente postada.
Segundo as histórias mais antigas a primeira mulher a ser criada por Deus fora Lilith: "E criou Deus o homem a sua imagem e semelhança; a imagem de Deus os criou; MACHO e FÊMEA os criou"(Gn: 1:27). Ambos haviam sido criados da mesma matéria, o barro, porém de imediato surgiriam as primeiras confusões, pois Lilith não aceitava submeter-se a Adão, muito menos a deitar-se por baixo dele, então ela o abandonou.
No segundo episódio vem a criação de Eva. "E disse o senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma adjutora que esteja como adiante dele" (Gn: 2:18). Já que a primeira mulher fugira de Adão, Deus passa para o segundo plano: A criação de um ser mais frágil e submisso. "Essa se chamará varoa, porquanto do varão foi tomada" (Gn: 2:23).
No versículo 24, após a criação de Eva, Adão começa a falar sobre o matrimônio "Porquanto deixará o varão o seu pai e sua mãe e apegar-se-á a sua mulher..." e no verso seguinte o autor diz que ambos estavam nus e não se envergonhavam. Ou seja, deixa a entender que famílias já haviam sido constituídas, uma vez que este não tinha pai e nem mãe. Também é válido observar que a escrita não possuí um espaço cronológico da contagem do tempo.
"E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher: e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne (...)" (Gn: 2:22-23). Note a expressão usada: "Essa é agora osso dos meus ossos", enquanto a primeira era feita da terra e possuía uma equidade em relação a Adão a segunda era feita de suas próprias entranhas. Neste caso Adão era a matéria prima e Eva o produto.
No capítulo 3 do Gênesis temos a expulsão do Homem do jardim do Éden, a figura da serpente é totalmente alegórica, o autor da epopeia, Moisés, usa de linguagem literária para comparar a astúcia de Lilith com a astúcia da serpente. Lilith seria quem teria oferecido a Eva o fruto da árvore do conhecimento e esta ao seu adjutor.
Lilith foi a primeira figura a estourar a bolha do conhecimento pela inconformidade, e note, uma figura feminina. Ela tornou-se um ser divino em diversas religiões mesopotâmicas e ao mesmo tempo comparada com a figura de Satanás por ter levado o Homem à ruína.
As histórias bíblicas são meramente ilustrativas, são epopeias que narram o surgimento de uma civilização. A escrita do Gênesis tem como base a adaptação de lendas Babilônicas e Egípcias.
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